A cirurgia para esterilização masculina é simples e rápida, com o paciente tendo alta poucas horas após o procedimento. É segura e eficaz, não interferindo na produção dos hormônios sexuais masculinos. É mito que a cirurgia pode levar a disfunção erétil, além de problemas com a ejaculação e libido.


A idade mínima para realizar o procedimento é 21 anos, independente do número de filhos. Não é mais necessária a autorização da cônjuge, consentimento que era obrigatório no passado.


A cirurgia é feita com sedação, para maior conforto do paciente, e anestesia local. A recuperação é bem tranquila, com o paciente voltando a suas atividades, normalmente, após 2-3 dias, inclusive ao trabalho.


Após 7 dias, pode pegar peso e realizar atividade física mais intensa, incluindo ter relações sexuais. É necessário utilizar outro método contraceptivo durante, pelo menos, 60 – 90 dias. Um espermograma deve ser realizado após esse período, para certificação da ausência de espermatozóides no ejaculado.


Um outro ponto importante é que, embora seja uma forma permanente de contracepção, existe a possibilidade de reversão da cirurgia.

Caso queira saber mais, agende sua consulta. Nossos especialistas estão prontos para resolver seu problema.